quinta-feira, 25 de março de 2010


O que ela mudou na história:Marie Curie dentre as mulheres que fizeram Ciências talvez seja a mais conhecida, principalmente por seus muitos "primeiros". Foi a primeira a utilizar o termo radioatividade, a primeira mulher a receber o título de Doutora em Ciências na Europa.
Marie Slodowska-Curie (nasceu em Varsóvia, na Polônia, 7 de novembro de 1867) foi uma das primeiras mulheres cientistas a ganhar fama no mundo, e certamente, uma das grandes cientistas deste século. Graduou-se em matemática e física. Ganhou dois prêmios Nobel, de Física em 1903 e de Química em 1911, foi pioneira em estudos com o Radio e o Polônio contribuindo na compreensão da radioatividade,algo novo para a época.
Foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel de Física (1903), pela descoberta da Radioatividade, conjuntamente com Pierre Curie (seu marido) e Henri Becquerel(grande cientista). Foi também a primeira mulher a lecionar, como professora e líder de grupo no laboratório da Universidade de Sorbonne em Paris(1906),uma das principais desse período.Ganhou um segundo prêmio Nobel de Química (1911), por suas descobertas do isolamento do Rádio puro e de seus compostos.Sendo assim, a primeira pessoa da história a receber dois prêmios Nobel. Recebeu 15 medalhas de ouro, 19 graus, e muitas outras honras ,as quais fortalecem mais e mais sua importância para o mundo atual.
Foi também a primeira mãe de uma ganhadora do premio Nobel, que também tinha ganhado o mesmo prêmio. Sua filha mais velha Irene Joliot-Curie ganhou um prêmio Nobel de Química (1935). É a primeira mulher sepultada sob a abóbada do Pantheon em Paris por seus próprios méritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário